Sonilóquio é o distúrbio que consiste em falar durante o sono sem ter consciência disso. Essa fala pode envolver "resmungos", monólogos ou até discursos complicados. A ocorrência tem curta duração. Qualquer um pode ter essa experiência de falar dormindo, porém é mais frequente em crianças e adultos do sexo masculino.
Os "faladores do sono" normalmente não têm noção do seu comportamento ou do que dizem, inclusive as vozes e linguagem utilizadas podem parecer diferentes do habitual durante a vigília.
Pode ser desencadeado por estresse, febre, privação de sono, bebida alcoólica.
Pouco podemos concluir a respeito do conteúdo do discurso, às vezes sem sentido algum, alguns outros relacionados a eventos passados.
Embora fisicamente não seja prejudicial, falar dormindo pode causar embaraço e constrangimento, incomodar o sono do parceiro de leito ou até de um grupo maior quando em alojamento conjunto.
Os sintomas são geralmente leves e inofensivos, no entanto, caso a intensidade e duração da fala durante o sono for severa, distúrbios do sono coadjuvantes devem ser descartados.
Medidas de higiene do sono podem ser tomadas para reduzir a probabilidade do distúrbio.
Referência: National Sleep Foundation
Kommentare